IN - Ibérico Nogueira

Tratamento de Lábios

Ver fotos antes e depois

Tido como um dos principais símbolos da sensualidade, os lábios têm características únicas que os tornam muito importantes na composição e harmonia da face. Os lábios captam bastante atenção porque estão numa posição central e em constante movimento.

No entanto, a questão que se coloca frequentemente é: O que podem ser considerados lábios bonitos?

O senso comum diz-nos que achamos bonito algo que seja proporcionado, independentemente, do gosto individual, das tendências da moda, das preferências raciais e culturais. No caso dos lábios, há características que se mantém constantes ao longo de décadas, nomeadamente o volume, o contorno, a textura e a cor.

O ideal estético das últimas décadas tem passado por uma boca pequena e muito colorida nos anos 20, os lábios grossos e voluptuosos nos anos 40, finos e delineados nos anos 70 até os excessivamente grandes nos anos 90.

Actualmente, a tendência é voltar a um padrão estético menos exuberante em que os lábios devem manter um equilíbrio com os restantes traços da face, sem perder o seu volume, sensualidade e voluptuosidade.

Com o envelhecimento, os lábios vão-se tornando mais finos, com menos cor e os seus cantos mais deprimidos. Também se verifica um alongamento da pele entre o nariz e lábio e aparecimento de rugas verticais (“código de barras”).

Estas alterações podem começar a surgir logo a partir dos 35 – 40 anos. Nestas idades é essencial um tratamento preventivo de forma a atrasar este processo normal do envelhecimento.

É essencial uma avaliação profissional para determinar as causas do envelhecimento de forma a aplicar o tratamento correcto e conseguir um resultado natural.

No exame físico é de extrema importância avaliar a arcada dentaria superior e inferior, que constituem estruturas importantes na forma do lábio.

De forma a melhorar esteticamente o lábio poderá ser necessário reforçar o contorno, aumentar o volume e/ou projectar o lábio. Para tal são utilizados produtos de preenchimento, nomeadamente o ácido hialurónico, que permitem modular o lábio ou repor volumes que se vão perdendo com a idade.

Frequentemente apenas é necessário “hidratatar” e melhorar a textura do lábio com ácido hialurónico específico para este fim.

Esta hidratação do lábio é cada vez mais efectuada tanto por jovens como por idades mais avançadas, pois devolve a textura, contorno e a estrutura do lábio sem alterar o seu volume.

Trata-se de tratamentos indolores mediante a aplicação de anestesia semelhante à administrada durante os procedimentos dentários.

O procedimento demora cerca de 10 a 20 minutos e pode originar um leve inchaço que desaparece ao fim de umas horas.

Com o avanço actual da Medicina Estética o procedimento tornou-se minimamente invasivo graças à utilização de “cânulas” de reduzido diâmetro que permitem evitar os hematomas e inchaço.

O resultado tem uma duração de 6 meses que poderá chegar a 1 ano ou mais se for efectuada uma manutenção.

© 2018 Clínica Ibérico Nogueira | Todos os Direitos Reservados. | Política de Privacidade e Cookies