IN - Ibérico Nogueira

Mamoplastia de Redução

Técnica cirúrgica que consiste na diminuição do volume mamário, no reposicionamento do mamilo e melhora os sintomas físicos e emocionais causados por mamas muito grandes. 

O volume excessivo das mamas denomina-se hipertrofia. Esse aumento é, geralmente, provocado pelo desenvolvimento exagerado da glândula mamária ou do tecido adiposo e provoca alterações nos tecidos (displasia mamária).

Mamas muito grandes podem provocar problemas físicos, mas também psicológicos, pois a paciente pode não se sentir bem e ter vergonha do seu corpo o que poderá originar dificuldades de relacionamento.

Regra geral, esta cirurgia, caso opinião médica em contrário, não deve ser realizada antes do completo desenvolvimento da mama que, regra geral, ocorre entre os 18 e os 20 anos.

O resultado da intervenção depende não só do cirurgião como também das características da mama em questão: o tipo de pele, de glândula e tamanho da mesma.

Esta intervenção remove tecido mamário em excesso proporcionando uma aparência mais saudável e um tamanho mais confortável, dando uma nova forma às mamas tornando-as mais firmes, elevadas e simétricas (se aplicável). 

Os procedimentos habituais são incisão em T invertido e a incisão vertical. O T invertido, ou técnica em âncora, prolonga-se à volta do topo da aréola, para baixo e em direcção lateral e central ao longo da curvatura natural da mama. A técnica de incisão vertical estende-se à volta do topo da aréola com incisão em forma de V para baixo em direcção a linha média. Em alguns casos, a lipoaspiração também pode ser feita isoladamente ou em associação a outras técnicas para remover o excesso de gordura das mamas. 

Recuperação e resultados

 Edema e alteração de coloração são comuns após o procedimento no entanto desaparecem nos dias seguintes. A dor desaparece rapidamente e pode ser controlada como analgésicos comuns. Os drenos cirúrgicos são removidos no dia seguinte à cirurgia. Deverá usar soutien de desporto durante um mês. Não é aconselhável dormir de barriga para baixo, grandes esforços ou levantar pesos durante um mês ou mais. Embora as cicatrizes sejam avermelhadas e grandes no início, vão desaparecendo e tornam-se mais finas e discretas, levemente descoloradas e facilmente escondidas abaixo de tops ou biquínis. As pacientes geralmente ficam satisfeitas com a redução do peso corporal, mais livres para se envolverem em actividades físicas e com uma nova aparência, mais jovem.

Antes deste tipo de intervenção, para além dos exames de rotina é fundamental efectuar uma mamografia e ecografia mamária para detectar a eventual presença de nódulos ou quistos mamários.

Cirurgia também conhecida como mamoplastia de redução, redução dos seios, cirurgia para redução dos seios.  

Video

© 2018 Clínica Ibérico Nogueira | Todos os Direitos Reservados. | Política de Privacidade e Cookies